Voltar

Radares Cooperantes

Desenvolvimento de software para implantação de uma estrutura de comunicação de alta velocidade, cuja finalidade era permitir a operação de múltiplos terminais de radar, cada qual visualizando diferentes objetos.

Este projeto viabilizou também o aumento da área de abrangência dos radares das fragatas brasileiras, possibilitando a operação conjunta de várias antenas com visualização centralizada em vários planos e perfis de utilização.

Software desenvolvido em "C" com ambiente de tempo real proprietário para plataforma Motorola, através de controladores seriais DUSC em enlaces HDLC de 256 Kbps.

Também foi desenvolvido um conjunto de protocolos TCP/IP (IP, ICMP, TCP, Telnet e FTP ) para atualização e melhoria de desempenho dos terminais radares, permitindo o interfaceamento com equipamentos Raytheon para simulação e treinamento.

O projeto consistiu em desenvolver todo o software básico de acesso aos componentes hardware (CSMA/CD), o sistema operacional de tempo real, os protocolos de rede e uma interface "sockets" para os aplicativos de visualização e controle.